O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal (IAPMEI) trabalharam em conjunto nas províncias de Luanda e Benguela, de 4 a 15 de dezembro, como parte da implementação do Projeto Envolver.
Ângela Lemos, Presidente do IPS, Luís Guerreiro, Presidente do IAPMEI e Nuno Gonçalves, Administrador do IAPMEI, iniciaram a visita a Angola com um encontro de cortesia com o Conselho de Administração do INAPEM, liderado pelo seu PCA, João Nkosi.
A reunião abordou temas relacionados com as áreas de cooperação entre as três instituições, os resultados alcançados desde 2021, quando o Projeto Envolver começou a ser executado, entre outras questões.
Ao longo dos 15 dias, foram realizadas diversas reuniões de trabalho com o objetivo de criar um ambiente propício à criação de empresas bem-sucedidas, melhorar o acesso a financiamento para a expansão dos negócios nos mercados internacionais e diversificar a economia de Angola. As atividades planejadas envolverão entidades bancárias, universidades, incubadoras, facilitadores e outras instituições, como o Fundo de Garantia de Crédito, a Comissão de Mercado de Capitais e a União Europeia.