Objetivos
Este curso tem como objetivo caracterizar os principais temas associados à internacionalização das empresas e dos países. Nos primeiros pontos, pretende-se fazer um enquadramento sobre a estratégia de internacionalização, realizando-se uma reflexão sobre a sua importância, as principais motivações das empresas para internacionalizarem a sua atividade, bem como, os aspetos relacionados com as etapas genéricas de abordagem a novos mercados. Em seguida, é abordado o planeamento do processo de internacionalização. Ao nível do plano de internacionalização são caracterizados, em primeiro lugar, diversos temas associados à definição dos mercados alvo, às formas de competir nos mercados internacionais e de desenvolvimento das relações com potenciais parceiros e clientes. Em seguida, são abordados os conceitos de incoterms, fundamentais para a definição dos preços nos mercados internacionais, os investimentos necessários para a realização das ações relacionadas com a estratégia de internacionalização, os riscos no comércio internacional e as técnicas principais de cobertura do risco de crédito e de câmbio. Face à estratégia de internacionalização exigir normalmente a adequação de recursos e investimentos avultados, apresentam-se alguns exemplos de boas práticas em Portugal, ao nível dos apoios financeiros relacionados com este tema. Por último, nesta primeira parte do estudo, irá ser ainda tratada a relação entre a internacionalização e o desempenho financeiro, evidenciando as principais conclusões de diversos trabalhos de investigação que se dedicaram a este assunto.