
O Projeto Envolver, financiado pela União Europeia e implementado pelo INAPEM, com o apoio técnico do IAPMEI e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), encerrou oficialmente na passada segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025, com uma cerimónia realizada nas instalações do Instituto Nacional de Estatística (INE). Luanda recebeu o Envolver com casa cheia, reunindo representantes institucionais, formadores, incubadoras, empreendedores, instituições financeiras, responsáveis do INEJ e parceiros nacionais e internacionais, para celebrar os cinco anos de trabalho conjunto em prol do reforço do ecossistema empresarial angolano.
Tendo em vista o reforço da literacia financeira e da capacidade de acesso ao crédito por parte dos empreendedores e das pequenas empresas, por meio de um modelo de capacitação e de ferramentas práticas que permitem a elaboração de propostas de financiamento mais robustas, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em coordenação com o INAPEM e o IAPMEI, desempenhou um papel ativo e determinante na componente técnica e metodológica do projeto, criando pontes entre os diferentes atores, impulsionando a criação das ferramentas digitais, apostando na conceção dos módulos formativos e as ações de capacitação, e no apoio direto à implementação da Redes Nacional de Incubadores e das metodologias a adoptar.
Desde a sua génese, “Envolver” foi mais do que um nome, e este, na base de uma verdadeira abordagem de envolvimento, resultou num vínculo maior entre os diferentes atores do ecossistema — empreendedores, incubadoras e instituições financeiras —, fomentando uma base de confiança junto do sistema financeiro e uma comunicação mais eficaz entre todos, essencial para o sucesso do Envolver.
Entre os resultados mais relevantes do Projeto Envolver, destaca-se a capacitação de agentes económicos e institucionais. O projeto capacitou mais de 3.000 recursos económicos de várias províncias de Angola, incluindo técnicos do INAPEM, formadores, quadros do sistema financeiro, mentores, membros da comunidade judiciária, gestores de incubadoras e empreendedores do país, bem como dinamizou a criação de ferramentas digitais inovadoras para a estruturação, análise e monitorização de projetos empresariais. Foi igualmente desenvolvido o Centro do Saber, uma plataforma digital gratuita que disponibiliza conteúdos e instrumentos de formação e planeamento a empreendedores e instituições. O projeto contribuiu ainda para a regulamentação da Rede Nacional de Incubadoras (RNI) e para a definição das metodologias a aplicar no seu funcionamento. Na sua fase final, o Envolver implementou com sucesso um projeto piloto do Programa de Apoio Financeiro (PAF), envolvendo 13 incubadoras, 30 projetos empresariais e 17 candidaturas a financiamento, testando e validando o modelo de acompanhamento e análise de risco concebido no âmbito do projeto.
A cerimónia de encerramento foi marcada pelos seguintes momentos: uma apresentação dos resultados do projeto e das pontes deixadas para o futuro, a mesa-redonda com representantes das instituições parceiras e empreendedores, onde se refletiu sobre os resultados alcançados e os desafios futuros; a apresentação do vídeo de celebração do Envolver, que recordou os marcos mais significativos do projeto; e a entrega de certificados aos formandos presentes, que concluíram a formação realizada no final de 2024, representando um universo de 138 empreendedores capacitados na fase final do projeto.
Durante o evento, vários parceiros partilharam testemunhos sobre o impacto transformador do Envolver e o legado que deixa para o futuro do empreendedorismo em Angola, destacando a importância de uma linguagem comum entre todos os intervenientes do ecossistema, um dos aspetos mais valorizados pelos parceiros, que se traduziu em maior alinhamento entre empreendedores, incubadoras e instituições financeiras.
O Projeto Envolver foi considerado um exemplo de sucesso por entidades nacionais e internacionais, ultrapassando, em vários aspetos, as expectativas que havia estabelecido. Com base no reconhecimento do trabalho desenvolvido e na confiança criada, a União Europeia deu o passo para a continuidade da iniciativa por meio do Envolver+, um novo projeto que se focará na formalização da Rede Nacional de Incubadoras, na consolidação do modelo de apoio criado e na sua implementação alargada em todo o território angolano.
Assista ao vídeo de celebração do Envolver (abre nova janela)